Como homem de negócios nós poderíamos aqui estar contando a história de sucesso empresarial de Claudio Garbi: 37 anos, seis franquias Wizard em Brasília, espalhadas por várias regiões da capital federal, e uma sétima a caminho. Já são 16 anos no grupo. Começou como professor(depois de uma temporada na Austrália): "Houve oportunidade de comprar a escola onde lecionava, mas na hora H o proprietário desistiu; ai decidi montar minha própria escola". Mas o sucesso empresarial não é o objeto dessa matéria: mais interessante ainda é o exemplo de superação na sua vida pessoal. Uma história impressionante, exemplo para todos.
Em 2010, Claudio pesava exatos 180 quilos. "Estava morrendo e não sabia ", como ele mesmo resumiu seu caso, que parecia ter somente uma saída: a cirurgia de redução de estômago. E em maio do ano passado, indeciso ainda com a operação, foi passar 10 dias em um spa. Lá perdeu cinco quilos. Era pouco, mas achou a experiência divertida, não passou fome. Quando disse isso para o médico recebeu um conselho crucial: seu problema é psicológico, bastar mudar os hábitos e não faça a cirurgia.
Então começou a fazer caminhadas, inicialmente uma pela manhã e outra à noite, sempre observando os índices de batimento cardíacos, além é claro de mudar os hábitos alimentares. Claudio lembra que o apoio do irmão, praticante de ironman é fundamental. "Fui vê-lo praticar e tive que ficar mais de dez horas esperando por ele". Ver o irmão praticando essa competição de esporte (uma forma de triatlo pesadíssima) o deixou balançado.
E decidiu criar metas pessoais. Foi criando objetivos, definindo o que seria a sua felicidade. Passou a praticar corridas, assistido pelo irmão, cumprindo etapas cada vez maiores. Sempre tendo em mente um lema do pintor holandês Van Gogh: grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações. E segundo suas palavras, tornou-se um cara até meio chato para alguns. Não para outros, que o seguem como um guru. E num trocadilho com o título do filme "Forrest Gump ", criou o Wizard Run Forrest Run. Sempre faz questão de participar dos eventos esportivos com a camisa da Wizard.
Os resultados são assombrosos: pesava 180 quilos e agora já perdeu 60, e a meta é perder mais 10 o mais breve possível. "Ganhei 45 medalhas e até o fim de ano pretendo ganhar 70, uma para cada quilo perdido".
Depois das corridas e caminhada mais curtas já está participando de meia maratona por vários lugares do Brasil e exterior (já correu até em Orlando, na Flórida). O objetivo nessas competições em que participa não é chegar em primeiro. Não se importa em contar que foi último colocado por duas vezes. E mesmo chegando em último teve a sensação de ser um vitorioso. Em suas palavras: "correr cansa, sofá mata".
E o objetivo agora é participar de uma maratona. E apesar de já estar inscrito na maratona de Berlim 2011, que acontece em setembro, foi aconselhado pelo irmão a não disputá-la, a ir devagar nesse tipo de competição, sem pressa, não dar passos maiores que as pernas.
Detalhe curioso em tudo isso: o dinheiro que utiliza para participar das maratonas, pagamento de inscrições, transporte e tudo mais, vêm do dinheiro que economizou para a cirurgia de redução do estômago: "Havia separado 40 mil reais para a operação e ainda tenho 22 mil na poupança".
Cláudio Garbi quando corria era, segundo sua definição, um gigante na multidão que chamava a atenção somente pelo tamanho. Mas agora está chamando a atenção pelo extraordinário exemplo de superação que demonstra.
Parabéns Cláudio pela superação de vida, você é exemplo para muitas pessoas.
Se você tem uma história de superação como a de Cláudio me mande para publicar aqui no blog: jmaratona@jmaratona.com
um grande exemplo pra todos nós
ResponderExcluirNossa Jorge isso que é superação. Parabéns ao Claúdio.
ResponderExcluirÉ a presença de Deus nos detalhes... grande história. Parabéns!
ResponderExcluirGrande exemplo de força de vontade, parabéns!!!!!!
ResponderExcluiré sempre bom ler essas Histórias.
ResponderExcluirshowwww !!!!
Histórias inspiradoras como sempre.
ResponderExcluirMeus parabéns, isso é que é foco, disciplina e determinação. A cabeça precisa estar livre da neurose de ter que ganhar... ganhar... ganhar. Eu também faço minhas provas com o único objetivo de concluí-las. Isso já é uma grande vitória. A vitória está dentro da gente, das nossas superações e dos nossos objetivos sejam eles quais forem. Esses objetivos podem ser insignificantes para uns e gigantes para outros. Um grande abraço e mais uma vez parabéns!!!
ResponderExcluirMonica Otero (www.monicaotero.com.br)
Meu amigo Jorge essa legião de ex-sedentarios e obesos cresce a cada dia ... e creio que somos os pioneiros nessa batalha e inspiração ... Parabéns por mais essa bela história que vc compartilha conosco !!!
ResponderExcluirSucesso Sempre !
Mais um grande exemplo de superação.
ResponderExcluirAbs
Fábio
www.42afrente@blogspot.com
Uau, esse cara fez a escolha certa. Incrível como podemos transformar tudo em nossas vidas.
ResponderExcluirParabéns pelo post.
Abraço,
Ingrid
Jorge,
ResponderExcluirEstou maravilhada com o exemplo de superação do Claudio.
Realmente muito inspirador esse relato.
Quem sou eu para me sentir incapaz de perder míseros 10kgs? kkk
Obrigada por compartilhar.
Parabéns ao Claudio pela determinação e força de vontade!
muito legal !!!
ResponderExcluirvaleu por dividir !!!
Ae Jorge, sempre nos contando boas histórias e nos motivando também né.
ResponderExcluirbjs
Vânia
Legal abrir o espaço para histórias de outros corredores. Gostei.
ResponderExcluirEspero que a história inspire mais pessoas a iniciarem alguma atividade esportiva!
Abs,
Shigueo
É isso aí! Saúde, reeducação alimentar e acima de tudo, disciplina! Congratulations!
ResponderExcluirEu acho que nossa determinação pode e sempre nos leva mais longe do que podemos imaginar...
ResponderExcluirParabéns Claudio pela determinação e superação em todo esse trajeto que a cada conquista vai ficando mais e mais longo...
Daqui a pouco entra pro mundo das ultras assim como nosso amigo Jorge, quem sabe?
Um forte abraço e continue assim!!
Cláudio, parabéns pelo exemplo de dedicação e superação! Seguindo o caminho da disciplina e do comprometimento você atingirá todos os seus objetivos!
ResponderExcluirJorge, obrigado por compartilhar essa lição de vida!
Abraço,
Isto é Fantastico, Parabens Claudião ou melhor agora Claudinho, voce é dez.
ResponderExcluir