segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Local: Penedo à Visconde de Mauá;
Colocação Geral: 248°;
Colocação Faixa Etária: 52°;
Total de Corredores:  734 Concluintes.
Foi realizado nesse final de semana domingo, dia 18 de agosto de 2024, na região serrana de Visconde de Mauá - Rio de Janeiro à 7ª edição da A Muralha Up And Down Marathon no sentido subindo.

Foi um final de semana com muita adrenalina e por pouco quase que não consigo chegar em Visconde de Mauá, cheguei na Rodoviária Novo Rio por volta das 10:30 horas da manhã, quando fui surpreendido pelo funcionário da viação Cidade do Aço me informando que a viação não fazia mais o trajeto Rodoviária Novo Rio para Visconde de Mauá...Putzzz que droga. Fui informado que teria que fazer baldeação indo para Resende e de lá pegando outro ônibus para Visconde de Mauá. Como não tinha jeito, comprei as passagens pegando com a saída do ônibus das 11:30 horas da manhã. Como estava vestido com a camiseta da primeira edição da A MURALHA ao entrar no setor interno da Rodoviária Novo Rio o amigo Vinicius estreante na A MURALHA me viu com a camisa da prova e me falou que estava indo para lá correr também, ficamos conversando e dei várias dicas para ele sobre a prova.

O ônibus saiu da rodoviária e na Rodovia Dutra próximo da subida da Serra das Araras estava maior engarrafamento devido as obras que a Concessionária CCR já está fazendo algum tempo, com isso atrasou a chegada em Resende, durante a viagem, fui torcendo para que quando chegasse em Resende tivesse ônibus para Visconde de Mauá. Quando chegamos em Resende já era quase 16 horas da tarde, acessamos o site da Viação Resendense e o ônibus das 15 horas já tinha partido o último ônibus  era às 19 horas, como a entrega do kit era até às 19 horas fomos ver Uber/Táxi...Pedimos o Uber e quando via que o trajeto era para Visconde de Mauá, cancelava a viagem, perguntamos ao taxista quando que ele cobrava, o mesmo nos informou 150 reais, desistimos e tentamos o aplicativo de carro 99 e graças à Deus o motorista do 99 aceitou a viagem e só corrida só deu 60 reais...Maldito taxista que queria ganhar dinheiro em cima de nós mais se ferrou...kkkk.

Chegamos em Visconde Mauá por volta das 17 horas, peguei o meu Kit e dessa vez não fiquei em pousada, levei a minha barraca e fiquei acampado no campo da chegada da prova, melhor opção, pois as Pousadas de Visconde de Mauá ficam longe do local da prova, além de ficar longe os donos cobram caro e para ficar menos de 1 dia na pousada e pagar caro não vale a pena. Aliás para quem não tem carro e com esse problema que não tem ônibus direto para Visconde de Mauá a logística para Visconde de Mauá fica ruim para o Corredor o ideal e ficar em Penedo que é muito melhor e mais econômico. Armei as coisas na barraca, tomei um banho na cachoeira a água estava geladinha...rsss...Jantei e fui descansar por volta das 20 horas, começo ouvir o som de uma banda de Rock que estava tocando num bar, local com som alto...putz eu torci muito para que essa banda não ficasse tocando a noite toda, por sorte às 22 horas o show encerrou e deu para descansar um pouco melhor, por volta da meia noite acordei com um baita frio nos pés, olhei o celular e estava batendo 16 graus, e olha que estava todo agasalhado, vesti outra meia e calcei o tênis que ajudou no aquecimento dos pés. Às 3 horas da manhã o celular despertou, levantei rapidamente, desarmei a barraca arrumei tudo e fui pegar o ônibus da organização que iria nos levar para à largada em Penedo. Um corredor morador do local que também correu me falou que uma semana antes em Visconde de Mauá a temperatura fez 0 graus...arggg.
Kit em mãos
Pois chegamos em Penedo por volta das 4:30 horas da manhã, a temperatura estava bem melhor do que Visconde de Mauá, não fazendo muito frio...Ufaaa...Tomei meu café da manhã, acabei de me aprontar, guardei a minha bolsa no guarda volumes, fui dar uma aquecida por uns 10 minutos e logo em seguida fui para a linha de largada, 10 minutos antes da largada tocou o hino nacional e  faltando alguns segundos  a organização tocou o Sino. Na largada éramos mais de mil corredores representando várias cidades do Brasil, às 6 horas em ponto foi dada à largada, fazendo 13 graus com um friozinho suportável para correr, liguei rapidamente o GPS, MP3 e lá foram os loucos correndo pelas ruas de Penedo, rodamos por cerca de uns quase 6 Km dentro da cidade de Penedo e depois fomos correndo pela rua que dá acesso à Visconde de Mauá. Em Penedo corremos pelo plano e tobogãs (descida e subida), fui correndo o mais rápido possível que dava para correr para não perder tempo. Quando chegamos no Km 17 se deu o início da subida para Visconde de Mauá, subíamos e descíamos, já se via alguns corredores subindo alternando correndo e caminhando, quando cheguei no Km 25 na subida da Capelinha já estava cansado e para atrapalhar ainda a subida apareceu uma dorzinha chata na lombar, foi preciso respirar bem fundo e recalcular a rota, coisas que aparecem do nada no corredor quando é uma prova que castiga a carcaça a palavra-chave foi equilíbrio. Diante disso e consciente da minha condição fiz uma prova conservadora alternando na subida íngreme correndo e caminhando, pois tinha uma missão a cumprir cruzar a linha de chegada, fomos subindo, quando cheguei no topo dei graças à Deus, essa subida até o cume é muito sinistra. Só faltava uns 4 Km para terminar a prova, desci correndo o mais rápido possível, ao cruzar a linha de chegada o GPS marcou 41,82 Km em 4 horas 44 minutos e 21 segundos...Feliz por ter completado mais uma prova.⛰️🏃🏾‍♂️💨🇧🇷
Segue as minhas parciais por Km:
1° Km⇨4 min 42 seg;
5° Km⇨5 min 21 seg - 24 minutos e 51 segundos;
10° Km⇨4 min 37 seg - 50 minutos e 45 segundos;
15° Km5 min 53 seg - 1 hora 17 minutos e 27 segundos;
21° Km6 min 23 seg - 1 hora 58 minutos  38 segundos;
30° Km⇨9 min 21 seg - 3 horas 02 minutos e 20 segundos; e
42° Km⇨5 min 09 seg - 4 horas 44 minutos e 21 segundos.
Largada em Penedo
Durante o percurso
Chegando no tão desejado cume...Ufaaa.
Mais uma missão concluída. Obrigado meu Deus!!!

Dos 150  Corredores que estrearam na A Muralha Marathon em 2016, só sobraram esses 14 Corredores que estão com um só objetivo de correr as 10 primeiras edições seguidas para conquistar o tão sonhado Número Preto da prova. Agora só faltam 3 provas.  A luta não está sendo fácil, mas seguimos todos num só objetivo....Parabéns amigos!!!
Inscrição: R$ 450,00 reais, foi num preço acessível...Ponto positivo;
Kit: O kit foi entregue 2 dias antes no local da chegada em Visconde de Mauá. Para a retirada foi necessário todos os corredores doar 1 caixa de leite para doação a instituição de caridade local, ótima iniciativa da organização...Recebemos: 1 sacola de papel, 1 camisa de dri fit de ótima qualidade, 1 número de peito com o Chip colocado atrás do número, 4 alfinetes, 1 boné e mais 1 pulseira de embarque/retorno do ônibus. Durante a entrega do kit a organização da prova colocou uma feira de produtos esportivos vendendo vários produtos esportivos...Ponto positivo;
Guarda volumes: A organização disponibilizou na largada um local para os atletas guardarem seus pertences.  Tanto na entrega como na devolução não tive problemas algum...Ponto positivo;
Altimetria: Muito difícil...O percurso esse ano foi subindo, a principal subida chega a 1.300 metros de altitude, ao longo do percurso tem planos e tobogãs (subiidas e descidas), para quem não treina bem em subidas, sofre bem, como vi vários corredores sofrendo e esses corredores consideram esse ponto como ponto negativo;
 Percurso da prova: O percurso da largada dessa vez foi em Penedo e finalizamos em Visconde de Mauá. Percurso todo de asfalto, com uma pequena parte de paralelepípedo na parte final de grama. Corremos em meia pista fechada pela Guarda Municipal local, no percurso nas bifurcações tinha staffs em Penedo indicando a direção certa a seguir, o percurso na serra que vai para Visconde de Mauá, que estava em obras foi consertado e o asfalto estava novinho...Ponto positivo;
Posto de hidratação: Excelente. A organização colocou vários postos de hidratação durante o percurso que até perdi a conta de quantos tinham, durante o percurso foi distribuídos copos dágua lacrados gelados, também em alguns postos foram distribuídos isotônicos em saquinhos lacrados gelados e coca-cola geladas...Ponto positivo;
Posto Médico: A organização colocou  ambulância com equipe médica na largada/chegada com Equipe Médica...Ponto positivo;
Banheiros: Na largada foi disponibilizado banheiros local de um shopping, durante o percurso e na chegada foi colocado banheiros químicos...Ponto positivo;
Lanche: Nesse quesito não posso opinar porque quando cheguei não fui até o posto de distribuição pegar o meu lanche;
Arena de Chegada: Ao concluir a prova o corredor tinha direito a um copo de cerveja gratuito, como não bebo doei para um amigo corredor beber a cerveja...Ponto positivo;
Medalha de participação: Todos atletas que cruzaram a linha de chegada antes das 6 horas como prevê o regulamento receberam suas respectivas medalhas de conclusão com a plaquinha com o desenho da TRISLICE e vindo escrito NA BUSCA DE FEIDIPEDESA medalha foi grossa e redonda na frente vindo o desenho da trislice, vindo escrito o nome da prova A Muralha Up And Down Marathon, veio a plaquinha do ano 2024, escrito Penedo - Visconde de Mauá, escrito Mente, Corpo e Coração,  escrito a distância: 42,195, já atrás da medalha veio o desenho do Sino, o desenho da trislice a distância 42,195 Km, a frase: Seguimos mantendo a tradição da ordem de Miciades a seu melhor atleta o Soldado Fidípedes e vindo com uma fita personalizada de várias cores (Branco, Vermelho e Amarelo e preto)...Ponto positivo;
Premiação: A organização premiou os 5 primeiros colocados no geral Masculino/Feminino com  lindos troféus...Ponto positivo;
Premiação na Faixa Etária: A organização premiou os 3 primeiros colocados Masculino/Feminino dentro das suas faixas etárias com troféus (sugiro que as premiações nas faixas etárias sejam feitas de 5 e 5 anos e não como é feita de 10 em 10 anos)...Ponto positivo;
Resultado da Prova: A prova foi cronometrada pela empresa Chip Vale e o resultado foi divulgado no mesmo dia e encontra-se no site da cronometragem www.chipvale.com.br ...Ponto positivo;
Prova: Pois a Muralha Up And Dow é uma maratona cheia de simbologia e significados, com áurea e alma que encanta a todos que a desafiam em corrê-la. Em um visual espetacular que a cada ano inverte o sentindo que começou em 2016, sendo um ano subindo e noutro ano o percurso é descendo, porém no mesmo percurso, que a torna a prova bem difícil, porém não impossível de corrê-la. Dessa vez corremos no percurso subindo. Começando em Penedo e terminando em Visconde de Mauá. Nesse final de semana foi um dia de mais um capítulo na busca do número preto da A Muralha Marathon, para mim faltam 3 edições para eternizar o número 353. Esse ano não fiz um bom resultado, não deu para baixar o tempo nesse percurso subindo que é muito desafiador para quem encara esse percurso, pois o meu recorde nessa prova é de 4 horas e 00 minutos, mas pensando no lado bom, foi que conseguir finalizar o objetivo cruzando a linha de chegada na minha 7ª participação consecutiva dessa prova, afinal quem corre num percurso desse difícil sabe muito bem que dói e muito. A Muralha Up And Dow tem uma organização impecável, com um percurso espetacular de tirar o fôlego que compôs um cenário mágico pela beleza do local cheia de simbologia. A Muralha é mais do que uma Maratona, o corredor sabe o significado de levar o corpo ao limite. E para quem gosta de desafios e ainda não correu essa prova recomendo a todos irem correr...Vale muito a pena. Além da prova principal a organização realizou um dia antes da prova em Visconde de Mauá uma corrida infantil que todos adoraram.

Parabéns a todos a organização e a todos que correram essa belíssima e desafiadora prova, nos vemos em 2025 no percurso Down (descendo) .