domingo, 1 de setembro de 2024

Local: Niterói;
Colocação geral: 136°; e
Colocação faixa etária: 22°; e
Total de Corredores: 402 Concluintes.
Nesse final de semana Domingo, dia 1 setembro 2024,  a 3A Eventos realizou a sua primeira  3ª  edição da Maratona de Niterói, com um percurso lindo, mas também muito desafiador com algumas subidas que passou por diversos bairros e pelos principais pontos turísticos da cidade. A prova contou com os seguintes percursos: 42km Solo, Corrida Infantil, 6 Km, 15km, Revezamento (Dupla e Quarteto) e uma Caminhada d 2,5 Km.

Niterói é uma cidade do Estado do Rio de Janeiro a cultura social se baseia numa população muito hospitaleira, que resultou no apelido de Niterói como a cidade Sorriso. Os habitantes se chamam niteroienses. O município se estende por 133,9 km² e O distrito possui cerca de 400.000 habitantes. A densidade demográfica é de 3.835 habitantes por km² no território do município. Vizinho dos municípios de São Gonçalo, Rio de Janeiro e Duque de Caxias.
Museu Caminhos de Niemayer ao lado das Barcas em Niterói
Kit da Maratona
Mais uma vez não poderia ficar de fora dessa prova, ainda mais que venho correndo desde a primeira edição e também porque o percurso é lindo, poré muito desafiador com algumas subidas que passa correndo por diversos bairros de Niterói.

O amigo da Equipe Passaporte Running Marcelo Bahia me ofereceu uma carona (obrigado), chegamos no Museu Caminhos de Niemayer por volta das 4:4 horas da manhã, fazendo um bom clima, a temperatura estava na casa dos 20 graus, me preparei para o grande desafio, guardei a minha mochila no guarda volumes, fiz um breve aquecimento fui para a linha de largada. Como o percurso tem subidas de tirar o fôlego a estratégia era terminar a maratona abaixo das 4 horas, quando deu  às 5:30 da manhã com o dia ainda escuro. Foi dada à largada.
E foi dada à largada
Liguei rapidamente o GPS e o MP3 e lá fomos nós correndo, estava um pouco temeroso, porque nas duas primeiras edições dessa prova durante o percurso a panturrilha estourou e não deu para correr bem, fui correndo num pace de 4 minutos e poucos por Km pelas ruas de Niterói, quando chegamos na subida do Museu Oscar Niemayer lá pelos Km 3,7, reduzi a velocidade e fui correndo até chegar ao topo, já na descida acelerei para tirar o atraso da subida, passamos correndo pela orla da praia de Icaraí, após essa praia pegamos a subida da Estrada do Fróes, descemos e passamos correndo pela Praia de São Francisco, Praia de Charitas, Túnel Charitas até chegarmos no bairro da  Praia de Piratininga onde percorremos uns bons Kms por lá e retornamos tudo. Na primeira metada da prova corri forte, já na segunda metade da prova lá pelo Km 25 o cansaço bateu e reduzi a velocidade, alguns amigos que passavam por mim me cumprimentava, falava com eles prosseguia em frente, depois de passar correndo novamente pelo túnel de Charitas ao percorrer numa orla que não lembro o nome nos 30 Km uma leve dor na lombar apareceu, mais nada grave, o amigo Zuma acabou me alcançando, fomos conversando e correndo pela orla o que ajudou muito ao chegar na subida do Froés o Zuma estava sentindo um poudo de dor na panturrilha, falei para ele não forçar muito porque ele tem um prova alvo a correr. Quando alcançamos a decida do Fróes vi a possibilidade de correr mais rápido para tentar fazer a Maratona SUb 4 horas, falei com o Zuma e acelerei ele ficou para trás vindo correndo devagar. Mesmo correndo forte foi passando uma cena na minha cabeça dos dois anos anteriores que a machuquei a panturrilha, quando cheguei no Km 37 as meninas do Staff do amor que fica apoiando os Corredores passando gelol nas dores do atletas e distribuindo coca cola, uma delas me ofereceu uma coca cola, agradeci e comecei a subir, como já estava esgotado subi alternando correndo e caminhando, já na descida olhei o GPS e faltava uns 4 Km para terminar a prova, fiz uns cálculos rapidamente e vi que iria dar para fechar a prova com menos de 4 horas, desci correndo forte focado no objetivo e conseguir finalizar com menos de 4 horas...Ufaaa consegui o objetivo. Na primeira edição em 2022 finalizei em 4 horas 12 minutos, já na segunda edição em 2022 devido muitas dores na panturrilha concluí em 4 horas e 44 minutos, já esse ano na terceira edição concluí em 3 horas 58 min e 44 segundos com novo recorde pessoal nesse percurso.🏃🏾‍♂️💨🇧🇷
Segue as minhas parciais por Km:
1° Km⇨4 min 37 seg;
5° Km⇨4 min 51 seg - 25 minutos e 18 segundos;
10° Km⇨4 min 54 seg - 49 minutos e 50 segundos;
15° Km5 min 48 seg - 1 hora 16 minutos e 37 segundos;
21° Km5 min 17 seg - 1 hora 49 minutos e 11 segundos;
30° Km⇨6 min 02 seg - 2 horas 44 minutos e 05 segundos; e
42° Km⇨5 min 46 seg - 3 horas 58 minutos e 44 segundos.
Eu e Zuma correndo lá pelo Km 30
Completando mais uma maratona
Mais um desafio concluído
Inscrição: Logo no início do ano a organização colocou as inscrições num preço promocional e aproveitei a oportunidade e paguei R$ 170 reais, pelo que foi oferecido na prova achei barato...Ponto positivo;
Kit:  O kit foi distribuído para os corredores dois dias antes da prova no Museu Caminho de Niemayer ao lado das Barcas em Niterói. Recebi 1 sacola plástica contendo, número de peito, com chip descartável colado atrás do número, 1 camiseta de dri fit, 1 bolsa pequena de nylon e alguns panfletos promocionais da prova. Retirei o Kit na sexta-feira de forma rápida e sem nenhum problemas...Ponto positivo;
Guarda volumes: A organização disponibilizou na largada o mesmo espaço que foi da entrega de kit, onde as staffs pegava nossa bolsa, escreviam o nosso número na sacola plástica e guardava nossos  pertences. Tanto na entrega como na retirada dos meus pertences não tive nenhum problemas, sendo entregue de forma rápida...Ponto positivo;
Altimetria da prova: Médio....Porém tem que treinar em subidas porque durante o percurso pegamos algumas subidas íngremes, o que pega é no retorno onde os Corredores estão fatigados;
Percurso da prova: A largada aconteceu no Museu Caminho de Niemayer em Niterói, passamos correndo em frente as Barcas de Niterói onde tem uma enorme estátua do guardião de Niterói o indio Araribóia, pelo Museu de Arte Contemporânea, orla da praia de Icaraí, Praia de São Francisco, Praia de Charitas, Túnel Charitas - Cafudá, Praia de Piratininga e Praia de Camboinhas e retornamos tudo. O percurso foi 90% de asfalto, 5% de paralelepípedo e 5% de terra batida. Durante o percurso foi colocado grades e cones dividindo a rua para os corredores e carros, também durante o percurso tinha vários staffs, principalmente nas bifurcações, teve alguas placas de marcação de quilômetros durante o percurso, teve vários batedores de motos durante o percurso e também a prova contou com os Agentes de trânsitod da Guarda Municipal e Polícia Militar de Niterói fazendo o balizamento de todo o percurso para garantir a segurança dos atletas a tranquilidade das provas e para manter a fluidez do tráfego...Ponto positivo;
Posto de hidratação: A organização disponibilizou diversos postos de hidratação com copos dágua lacrados e gelados durante o percurso, também em vários postos teve isotônicos em sacos de plásticos gelados, em duas partes do percurso distribuiu gel, também durante o percurso teve dois pontos de distribuição de coca-cola para os corredores, no final da prova distribuiu garafa dágua gelada, uma lata de uma bebida com proteína e sorvete para os corredores...Ponto positivo;
Lanche da prova: A organização disponibilizou várias frutas em pedaços (bananas, melancias, abacaxis)...Ponto positivo;
Posto médico: A organização disponibilizou ambulâncias com equipe médica na largada/chegada e no percurso...Ponto positivo;
Banheiros: A organização disponibilizou banheiros químicos na largada/chegada e durante o percurso...Ponto positivo;
Medalha de participação: Todos os corredores que cruzaram a linha de chegada de forma legal receberam uma linda medalha na frente vindo uma imagem de 3 Corredores, vindo escrito o nome da prova, 3ª edição 2024, o desenho do museu Oscar Niemayer, a distância de 42 Km. Atrás vindo escrito 3ª edição 2024, nome da Prefeitura de Niterói e realização ATM, 3A Eventos e vindo com uma fita azul personalizada escrito o nome da prova e a distância de 42 Km...Ponto positivo;
Premiação da prova: A organização premiou os 5 primeiros colocados na geral masculino e feminino com troféus, brinde e dinheiro..Ponto positivo;
Premiação Faixa Etária: A organização premiou os 3 primeiros colocados masculino e feminino nas faixas etárias de 10 em 10 anos, com lindos troféus...Ponto positivo...Porém a organização tem que fazer  a premiação da Faixas Etárias de 5 em 5 anos que é a forma correta e não da forma que vem fazendo de 10 em 10 anos;
Resultado da prova: A prova foi cronometrada pela empresa www.chronomax.com.br divulgando o resultado no local do evento e no próprio site...Ponto positivo;
Prova: Pela  3ª vez às ruas de Niterói nesse final de semana ganhou um colorido todo especial, de vários atletas correndo essa linda prova.A disputa dos 42 quilômetros começou no Caminho Niemeyer e os praticantes percorreram toda a orla da Zona da cidade passando por vários locais, durante procurei me concentrar mais. Essa prova é um pouco dura com algumas subida, a parte pior do percurso e quando o aleta chega no Km 37 que tem uma subida enorme (Museu Oscar Niemayer) e o aleta já está desgastado, gostei muito de correr essa prova principalmente porque quebrei o meu recorde pessoal correndo abaixo das 4 horas. A meta é tentar correr 10 edições seguidas dessa porva que Deus me abençoe com muita saúde. Parabenizo a todos da 3A Eventos pela realização dessa prova e a todos Corredores que correram essa maratona.

Nos vemos na próxima linha de largada...O treino jamais deve parar⛰️🏃🏾‍♂️💨🇧🇷