O Parque Estadual da Pedra Branca é uma unidade de conservação ambiental, situada na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro. É considerado uma das maiores florestas urbanas do mundo, com 12.500 hectares de extensão. Onde tem a famoso Pico da Pedra Branca, com 12 mananciais, fontes dágua que abastece a cidade do Rio de Janeiro em Jacarepaguá, com a altitude de 1.025 metros de altura e a pedra lá em cima tem 3 metros de de altura é rodeada de vegetação densa, dificultando a visão. Porém lá de cima da rocha da para avistar alguns bairros. Lugar de ótimo local com contato com a natureza.
A trilha apresenta trechos difíceis. Os 400 metros finais são bem complicados com inclinação elevada, a trilha é toda demarcada com placas e setas. Aproveite a Mata Atlântica, os mirantes naturais e as cachoeiras.
Para chegar nesse local pode ser por vários lugares (Pau da Fome, Santa Maria, Av. Bandeirantes, Vargem Grande, Realengo, Campo Grande, Barra de Guaratiba e Recreio). Esse Parque além de lindo é histórico, tem a casa de pedra, o pico mais alto do Rio, Grutas, Cachoeira, Casa Amarela, Pedra do Quilombo, Açude do Camorim e etc e etc...Ponto de encontro de Corredores e Caminhantes.
No Núcleo Pau-da-Fome: Onde estão localizados a sede e o centro de visitantes, com exposição permanente. A sede é dotada de anfiteatro e áreas de lazer com tratamento paisagístico e sinalização direcional. Possui Cachoeira, tem o acesso para as seguintes trilhas: Casa Amarela, Pico Pedra Branca, Pedra do Quilombo, Açude do Camorim e Vargem Grande. Entrada pela Estrada do Pau-da-Fome, nº 4.003 – Taquara.
O Acesso para chegar na Sede do Pau da Fome é de Carro, Van, a pé correndo ou caminhando. Detalhe para quem for de carro não existe estacionamento dentro do Parque tem que deixar pelo lado de fora.
OBS: O parque está aberto de Terça à Domingo. Das 8 às 17 horas com a entrada gratuita.⛰️💨
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.
Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.
PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com
Obrigado,
Jorge Cerqueira
Ultramaratonista