No interior do parque encontram-se alguns dos picos mais altos do Brasil, beirando os 2.800 metros de altitude. A fauna e a flora do parque são bastante diversificadas, devido principalmente à diferença de altitude de seu relevo e ao clima variado. Itatiaia é administrado atualmente pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A BR-485, que atravessa o parque, tem o seu ponto culminante a 2.460 metros de altitude no seu interior e é assim considerada a estrada mais alta do Brasil. Esse parque possui muitas vistas panorâmicas de tirar o fôlego nos arredores também pode ser encontrados várias cachoeiras. Como chegar Do Rio de Janeiro ou São Paulo, o visitante deve seguir pela Rodovia Presidente Dutra (BR - 116) até Itatiaia(saída 318) e daí , mais 5,5km pelaBR - 485, até a portaria da Parte Baixa. Para a Parte Alta ou Planalto, sair da Dutra em Engenheiro Passos (saída 330 A), seguindo 26km pela BR - 354 até a Garganta do Registro (divisa Minas Gerais - Rio de Janeiro) e mais 14k m de estrada de terra, pela Rodovia das Flores, até o Posto Marcão, que dá acesso aos principais atrativos do Planalto. Para a entrada no Parque o visitante tem que comprar antecipadamente o ingresso pelo site https://parquedoitatiaia.tur.br valor R$ 18,00 reais.
Nesse domingo foi dia de acordar muito cedo, para realizarmos um treino para a TUTAN 100K, aliás de Sábado para Domingo nem deu para dormir direito, apenas 2 horinhas, pois o horário de encontro marcado na Av. Brasil foi às 3 horas da manhã. Após Eu, Marcelo, Rodrigo e Wallace termos nos encontrados, rumamos para o Parque de Itatiaia de carro a viagem durou cerca de 3 horas, mas antes de falar sobre o treino os amigos definiram que faríamos 30 km correndo no parque, daí falei para eles, já que nós saímos tão cedo de casa e viajamos por cerca de 170 km de carro que não éramos para corrermos 30 Km e sim 50 Km e prontamente os amigos aceitaram a missão. Chegamos na base do parque por volta das 6:20 horas da manhã, enquanto aqui no Rio onde moramos fazendo o maior calor, quando chegamos lá na base do parque estava fazendo um baita frio, nos aprontamos e o início da brincadeira começou às 6:49 horas.
O início
Logo de cara passou um filme na minha cabeça do que vivenciei em 2018 correndo a primeira edição da TUTAN 100K, fui lembrando de tudo, como estava fazendo frio e subida com o corpo frio, fomos subindo devagar deslumbrando a natureza, registrando algumas fotos e filmando. O Clima estava muito agradável para correr, durante o percurso o sol tentava se aprumar entre as nuvens, mas as nuvens não deixava, fomos subindo correndo por volta dos 3 Kms morro acima, acredito eu devido a altimetria, comecei a sentir uma leve dor no ouvido direito, mas como tinha uma missão a cumprir, continuei no treino assim mesmo, chegamos na entrada de acesso do morro da antena, com 14 Km com 1 hora 50 minutos, tivemos que fazer uma parada rápida na portaria do parque para assinarmos a folha de entrada e mostrar os ingressos, feito isso rumamos para o primeiro objetivo que era chegar no Pico do Morro da Antena. Chegamos no morro da antena com 16 km em 2:15 horas, ficamos lá em cima contemplando a natureza e registrando algumas fotos, lá de cima da para ver o Pico das Agulhas Negras, o Pico do Couto e outras vistas panorâmicas muito show. Após isso e como não conhecíamos o Pico do Morro do Couto descemos cerca de uns 500 metros do morro da antena e seguimos a trilha, após percorremos a trilha e em alguns pontos passar caminhando por várias pedras chegamos no Morro do Pico do Couto ondem tem outra antena marcando no GPS 16,9 Km com 2:46 minutos e mais acima desse morro tem um imponente paredão rochoso onde subíamos.
Chegando no Morro da Antena
Ufaaa chegamos
Já na estrada retornando a chuva começou a cair, era hora de colocar o anorak para se abrigar da chuva, quando chegamos na guarita a chuva, já era cerca de meio dia e meio com 30 Km, os raios tinham parado de cair, graças à Deus...Ufaaa...Decidimos comermos algo, como lá em cima não há comércio, comi uma lata de atum, após isso descemos correndo até chegar numa bifurcação a direita que também é o percurso oficial da prova TUTAN 100K, a estrada estava muito escorregadia principalmente numa parte que o percurso é de paralelepído e a chuva começou a cair novamente, decidir não parar para colocar o anorak tínhamos que correr por cerca de uns 6 Kms morro abaixo. O Wallace foi na frente, depois eu e mais atrás vinha o Rodrigo, já o Marcelo decidiu retornar para o carro e aguardar nós lá embaixo. Fomos correndo, não lembro qual era a distância mas o Wallace já vinha retornando e como no GPS dele estava marcando 3 Kms há mais do que o meu tive que descer mais ainda para chegar no final do treino e bater 50 Km e assim eu fiz, chegando no Km 37 a chuva apertou mais ainda e os raios ao longe começou a cair novamente...Putz, mas a frente tinha um senhor com moto debaixo de uma árvore e com um cachorro, falei comigo mesmo esse senhor tá dando mole ficando debaixo da árvore aguardando o temporal acabar, quando passei em frente a ele o cachorro avançou em mim, imediatamente gritei com o cachorro e baixei para pegar uma pedra, foi quando o dono dele interviu, falei segura esse cachorro aí po...Ele falou que o cachorro era manso, mas manso como? O cachorro parou de latir e prossegui em frente cerca de 1 Km, a partir daí retornei e orando a Deus, pedindo proteção com o maior medo por causa que de vez em quando caía raios, ao passar novamente pelo senhor que estava debaixo da árvore ele não estava mais com o cachorro, continuei retornando subindo morro acima com o maior cuidado, não tinha onde se abrigar, a chuva e os raios ia e vinha a todo instante. Quase terminando a subida por mais de 4 kms a chuva e os raios cessaram, ufaaa...Cheguei na bifurcação para a descida com 44 Km ainda restava correr morro abaixo 6 Km, o corpo já estava bem cansado, tentei correr o máximo possível morro abaixo para terminar logo o treino, esses 6 Km que faltavam parecia uma eternidade que nunca tinha fim, corria, corria e não chegava no final...rsss...Quando cheguei na base de onde havíamos saindo mais cedo olhei no GPS marcando 52 Km. Era o fim de mais um treino longo...Ufaaa.
Ter corrido ontem no Parque Nacional de Itatiaia pela segunda vez foi muito bom, ainda mais com os amigos. Corremos até o Morro da Antena, Pico do Couto, passamos próximo do Pico das Agulhas Negras e chegamos na base do Pico das Prateleiras. Esses 52 Kms feito ontem uma parte foi no percurso da prova TUTAN 100K e outra não. Esse parque é lindo, mas o percurso é difícil, mas valeu a pena. Valeu Marcelo, Rodrigo e Wallace foi muito bom treinar com vocês. Parabéns!!!⛰️💨
Que treino hein👏👏👏👏👏👏 representaram
ResponderExcluirSim, Leandro vc fez falta.
ExcluirAbs
Que aventura hein... Show demais Jorge. Já subi o Pico das Agulhas Negras, mas isso foi a mais de 30 anos atrás... rsrss ... um lugar sensacional... parabéns pelo treino e pelo relato, que está muito bem detalhado e explicativo. Show.
ResponderExcluirMarcelo tá na hora de você retornar lá. Obrigado!!!
ExcluirParabéns a todos que participaram desse lindo e incrível treino! Jorge obrigado por se manter treinando com essa intensidade. Isso inspira e motiva muitos corredores. Parabéns pelo seu patriotismo tb. Admirável 🇧🇷
ResponderExcluirBom dia Fábio, muito obrigado amigo!
ExcluirParabéns a todos que participaram desse lindo e incrível treino! Jorge obrigado por se manter treinando com essa intensidade. Isso inspira e motiva muitos corredores. Parabéns pelo seu patriotismo tb. Admirável 🇧🇷
ResponderExcluirBom dia Fábio, muito obrigado amigo!
Excluir