Nesse domingo, dia 20 novembro 2022, cerca de 50 corredores se reuniram no bairro Santo Antônio, próximo de Xerém aqui no Rio de Janeiro, para o 1º Desafio do Morro do Cross. Evento realizado pela Equipe Dinossauros Runners de Duque de Caxias.
O Rio de Janeiro tem ótimos lugares de montanha para treinar, dessa vez o treino não foi no meu amado Parque Estadual da Pedra Branca em Jacarepaguá e sim em outro lugar. A convite do Diretor Negreiros fui treinar com os amigos nas montanhas de Santo Antônio um bairro próximo de Xerém aqui no Rio de Janeiro.
Como não conhecia o lugar fui junto com o amigo Marcos (muito obrigado), chegamos no local cerca da 6:40 horas da manhã, ficamos aguardando todos chegarem o clima estava ótimo para correr, estava fazendo um clima ameno, um pouco de frio, porém com o céu limpo já sabíamos que iríamos que o calor nos iria dar trabalho mais tarde e deu e muito. Àss 7:00 horas da manhã foi nos dado um briefing e logo após alguns registros fotográficos com todos corredores, iniciou o treino. Com o corpo ainda frio fomos correndo devagar, pois corremos cerca de quase 2 Kms no asfalto e logo em seguida começamos a subir, uns mais forte e outros mais devagar eu estava no pelotão do meio...Nós íamos subindo alternando com trotes e caminhadas.
Após chegarmos numa parte lá em cima, já estávamos com 5 Km, era hora de começar a descer, hora de tirar o atraso da subida, porém não podíamos descer correndo porque na descida tinha uma parte com mato escorregadio e não podíamos descer rápido, mas uns 200 metros abaixo, acabei escorregando e caindo, não foi nada grave, levantei rapidamente e comecei a descer correndo. Mas abaixo a galera que desceu rápido aguardou o restante do grupo para reagrupar. Quando todos chegaram, reiniciamos o treino novamente.
Não lembro a quilometragem que estávamos, mas numa certa parte da trilha avistamos um pai com 3 crianças subindo com mochila fazendo trilha, rapidamente peguei o celular, comecei a filmar e iniciei uma conversa com eles, parabenizei eles e segui moro acima, após alguns quilômetros percorrido na trilha chegamos na base do morro do azeite, um paredão muito íngreme e escorregadio que tivemos que ir subindo agarrando no mato, pois era impossível de subir correndo e todos subiram caminhando até chegar nas torres. Ficamos lá em cima aguardando o restante da turma chegar, após todos reunidos começamos a descer correndo. Após termos descido pegamos uma trilha que era outra subida, mais adiante chegamos numa fonte dágua bem gelada, todos aproveitaram para abastecer com água e refrescar o corpo, após isso continuamos subindo morro acima, nessa parte não tinha como subir correndo, o calor já era tanto e com a subida bem íngreme fomos subindo caminhando forte ao avistarmos ao longe a subida do morro do cross que ainda tínhamos que chegar lá alguns pararam no percurso para recuperar as forças, não lembro quem falou, mas um corredor me falou: Jorge não consigo mais, daí respondi, consegue sim, não tem como voltar porque se voltar o percurso é pior ainda, eles ficaram descansando um pouco e fui subindo até alcançar o morro do cross, que na verdade para chegar lá em cima é muito difícil, quando cheguei lá em cima falei, isso aqui não é morro do cross e sim morro do cão...kkk...lá em cima estava os três meninos que encontramos na parte da trilha mais abaixo (eles chegaram lá pela outra parte da trilha que é menor), também lá em cima estava uma equipe de atletas para saltarem de parapente. Após uns registros rápido, começamos a descer, mas descemos uma boa parte com cautela o percurso estava um pouco escorregadio, e também não tinha como descer rápido, todos já estavam esgotados...Fomos descendo e quando cheguei lá embaixo o GPS marcava 25Km, daí decidi correr os outros 5 Km no asfalto mesmo para completar 30 Km...Corri uns 2,5 Km e retornei até completar os 30 Km finalizando em 4 horas e 8 minutos com a missão finalizada...ufaaa.
Começando a subir
Cume do morro do azeite
Descendooo
Os meninos no morro do Cross
Mestre Jorge foi uma honra a sua participação neste evento. O desafio realmente superou nossas expectativas!
ResponderExcluirElmo a honra foi minha em ter corrido com todos vcs. Obrigado
Excluir